Como a meditação impacta no desenvolvimento do bebê

meditação durante a gravidez

A meditação durante a gravidez traz muitos benefícios maravilhosos para você e para o desenvolvimento do bebê. 

A gravidez vem com uma grande variedade de altos e baixos emocionais. Você pode se sentir feliz, triste, ansiosa e exultante — tudo em um curto espaço de tempo.

As mudanças físicas que seu corpo está experimentando e as mudanças na vida que acontecem ao receber um novo bebê em sua família pode fazer você se sentir preocupada e estressada, embora os aspectos positivos sejam infinitamente maiores. 

E diante disso tudo, a meditação durante a gravidez pode levá-la a um espaço centralizado que permite que você se afaste da montanha-russa emocional. 

Ao mesmo tempo, proporciona melhor desenvolvimento do bebê, como explicamos no artigo abaixo! 

Reduza o estresse e a ansiedade

Estar grávida é emocionante. Mas também pode deixá-la muito ansiosa e estressada. A maioria das mulheres grávidas se preocupa muito com coisas que fogem de seu controle, mesmo aquelas contra as quais elas podem fazer algo. 

Os hormônios da gravidez adicionam seu próprio aspecto especial às coisas. Não é incomum que as mulheres se sintam como se estivessem oscilando entre emoções. 

A meditação e a atenção plena criam um espaço diário onde as futuras mamães podem mudar de um estado de luta ou fuga constante para centradas e calmas. 

Pesquisas mostram que a meditação durante a gravidez pode reduzir a resposta do corpo ao estresse, ajudando a diminuir os níveis de cortisol. Isso permite que seu corpo se acomode em um estado de calma e paz. 

Leia também::: Quando a pílula do dia seguinte é recomendada?

Melhora do sistema cardiovascular

Muito estresse pode elevar seus níveis de cortisol e pressão arterial. A hipertensão, que é a pressão alta, pode ter efeitos muito negativos durante a gravidez, para você e seu bebê. 

Quando a pressão arterial está alta, diminui a quantidade de fluxo sanguíneo para a placenta. Isso pode significar que seu bebê não recebe tantos nutrientes e oxigênio, levando a um crescimento lento, parto prematuro ou baixo peso ao nascer. 

A meditação é uma maneira maravilhosa de acessar sua calma interior para manter sua pressão arterial em um nível saudável. 

Ao promover níveis mais baixos de estresse, você também mantém a inflamação sob controle. 

Se conecte com o bebê

A meditação consciente permite que você crie o espaço e o tempo para sentar-se quieta e descansadamente — proporcionando a capacidade de mergulhar profundamente na conexão com o seu bebê. 

Você pode visualizar seu bebê, colocar as mãos sobre a barriga ou sussurrar afirmações positivas.

Essa conexão durante a gravidez traz à tona uma ferramenta poderosa que você pode usar no trabalho de parto, quando estiver viajando profundamente dentro de si mesma durante as contrações — trabalhando com seu corpo e com o bebê. 

Desenvolvimento do bebê

Segundo estudos, os bebês de mamães que praticavam a medicação também apresentaram melhor temperamento no quinto mês refletindo a importância da meditação pré-natal em relação à saúde infantil.

Além disso, as mamães que praticam a atenção plena durante a gravidez apresentam níveis reduzidos de ansiedade e depressão em comparação com aquelas que não praticam. A meditação também parece aumentar as emoções positivas. 

Leia também::: Sexualidade no pós-parto exige cuidados especiais?

Pratique meditação!

Por isso mamães, pratiquem a meditação durante a gestação. Ela é boa tanto para vocês, quanto para o desenvolvimento do bebê.

Nunca é muito cedo ou muito tarde para incorporar a prática meditativa em sua rotina diária de gravidez. 

Os benefícios da meditação podem ser experimentados imediatamente. No entanto, quando a mediação se torna uma prática regular, você realmente começa a experimentar os benefícios de transformação da vida. 

Espero que tenha compreendido a importância da meditação durante a gestação para o desenvolvimento do bebê. E caso queira agendar uma consulta, é só clicar no botão abaixo.

Siga-me nas redes

Onde Estamos

Av. Doutor Luiz Migliano, 1986 Cj. 1216 – Morumbi - Vila Andrade Cep: 05711-001 – São Paulo/SP.

(11) 3501-1917

(11) 3807-2836

(11) 98899-5222

Responsável Técnico

Dra. Tânia Gewehr Ginecolgista e Obstetra CRM/SP – 108780 RQE – 43177.

Este site segue as normas de ética médica e de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina

Copyright © 2023 Dra. Tânia Gewehr – Todos os Direitos Reservados. Produzido por Follow You MKT

Clique aqui!
Das 8:00 às 18:00 horas!
Olá! Por aqui nós agendamos consultas e a realização de procedimentos, além de exames de ultrassom!