Você está visualizando atualmente Os riscos do estresse na gravidez

Os riscos do estresse na gravidez

Mamãe, o estresse é algo que muitas vezes não tem como ser evitado, mas nesse período é extremamente importante que isso ocorra pois tal condição é prejudicial de muitas formas.

A sensação de estresse é responsável pela liberação do hormônio cortisol, que caminha pela corrente sanguínea até a placenta, podendo influenciar no desenvolvimento do feto.

Alguns dos sintomas mais comuns são: Insônia, dores de cabeça e pulsação acelerada.

Algumas de suas consequências são: baixo peso ao nascer, maior risco de parto prematuro e ameaças à saúde da mulher. Além do mais, são estudados pela ciência os efeitos no crescimento do bebê e seu comportamento durante a infância.

Para que haja alívio do estresse algumas recomendações são: Uma boa noite de sono, atividade física regular, uma alimentação equilibrada, e a realização de coisas que você gosta!

Além disso, é importante que caso seja identificado, você converse com sua obstetra, que poderá te dar um melhor direcionamento. 🤍

Dra. Tania Gewehr

Médica, Ginecologista e Obstetra, com consultório na região do Morumbi, em São Paulo. É especialista em gestação de alto risco e também cuida da saúde ginecológica da mulher em todas as fases de sua vida, inclusive adolescentes. Realiza pré-natal, parto e pós-parto completos, realizando exames de ultrassom obstétricos no próprio consultório. Orienta mulheres na contracepção adequada, seja utilizando Diu ou implante hormonal.