Primeira gravidez: orientações essenciais para as futuras mamães de primeira viagem

Compartilhe!

Grávida! O momento de confirmação da primeira gravidez é, sem dúvida, inesquecível. Um misto de sensações, que vai desde felicidade a medo, toma conta da mulher, justamente, por se tratar de uma experiência nova.

Em paralelo a tudo isso, vem o sentimento de apreensão, famoso entre as mamães de primeira viagem, que muitas vezes se mistura com inúmeros questionamentos sobre a gravidez e, acaba assustando quem nunca passou por essa etapa da vida.

É nessa hora que você precisa respirar fundo e se organizar para enfrentar, da melhor forma possível, os desafios que estão por vir nos próximos 9 meses; sem esquecer, claro, de curtir ao máximo a sua primeira gravidez.

Por isso, separei algumas dicas e orientações que irão te ajudar a entender um pouco do que vem pela frente. Acompanhe!

Divulgue a novidade!

Antes de tudo, compartilhe essa notícia com o pai do bebê e com a sua família. Use sua criatividade para fazer isso de uma forma que reúna e envolva todos para aproveitar a gravidez com você, por exemplo, prepare um chá revelação ou um chá de fraldas.

Ao longo da gestação, converse com seu parceiro sobre os seus medos e anseios. A sua dúvida pode ser a dele e, vice versa. Juntos vocês podem pensar na melhor maneira para encaram qualquer problema que venha acontecer, não é mesmo?

Registre tudo!

Outro ponto importante é o registro de cada momento da sua primeira gravidez. Tire fotos de todos os meses, faça vídeos, ou até quem sabe escreva um diário que ajude você a memorizar cada fase da gestação. Acredite! Depois que tudo passar, você vai querer relembrar todos os momentos da evolução e do crescimento do seu filho.

Converse com o seu bebê!

Sempre que possível, converse com o seu bebê ainda na barriga. Esse hábito estimula a relação entre mãe e o filho. Já é comprovado que mesmo sendo incapaz de entender os sons, o bebê consegue sentir e apreender atos de carinho e afeto. Sendo assim, não tenha vergonha de falar, brincar, alisar e até mesmo colocar músicas para o seu bebê escutar. Essa pode ser uma boa forma de você demonstrar o seu amor por ele e, também lidar com a ansiedade do encontro que acontecerá daqui a 9 meses.

Redobre os cuidados com a sua saúde!

É imprescindível que você reforce o cuidado com sua saúde. Para garantir que o bebê cresça saudável, você precisa dormir bem, se alimentar de forma correta, praticar exercícios adequados para o seu corpo e, também se manter sempre calma e livre de estresses.

Portanto, procure profissionais que te ajudem a se adaptar a cada ciclo da sua primeira gravidez, tais como nutricionista, personal trainer, psicólogo.

Escolha o médico que irá te acompanhar na sua primeira gravidez

Por fim, mas não menos importante, você precisa de um acompanhamento integral com um médico ginecologista e obstetra durante toda a gestação. Procure um profissional que te passe confiança e esteja disponível para esclarecer todas as questões inerentes à gravidez.

A orientação e o conhecimento desse especialista é indispensável para garantir uma gestação segura, prever futuras complicações no parto e até mesmo doenças congênitas no seu bebê.

Exames laboratoriais, como hemograma, glicemia, sumário de urina, dosagem de TSH e T4 total, sorologia para HIV, sífilis (VDRL), toxoplasmose, rubéola, hepatite B e C, e exames de imagem, como a ultrassom, são extremamente necessários ao longo da gestação.

Por isso, assegure que o seu médico esteja preparado para suprir as suas necessidades, desde um atendimento humanizado até aparelhagens modernas que garantam um acompanhamento completo do pré-natal.

A palavra-chave para quem está na primeira gravidez é informação. Leia, pergunte, questione o seu médico e tente compreender tudo que vai acontecer com o seu corpo. Dessa forma, você estará preparada para as mudanças que vão surgir e enfrentará a sua gravidez com muito mais segurança.

Se você deseja saber mais sobre sua primeira gravidez ou tem alguma dúvida especifica, comente abaixo para que eu possa esclarecer melhor a sua dúvida. Um abraço e até breve!


Compartilhe!