Qual idade mínima para colocar DIU?

Compartilhe!

Não são raros os casos de mulheres que não se adaptam as pílulas anticoncepcionais ou que por algum outro motivo decidem optar por um DIU. Mas você já parou para pensar se existe uma idade mínima para colocar DIU?

Bom, se você tem essa dúvida, acompanhe o artigo e esclareça essa e algumas outras questões sobre o assunto.

Mas afinal, qual é a idade mínima para colocar DIU?

A idade mínima para colocar DIU é bem relativa, mas de forma geral, o DIU é indicado para mulheres de qualquer idade que já tenham vida sexual ativa e não desejam engravidar em breve. Por essa razão, não existe uma idade mínima para colocar o DIU.

Ele pode  – e deve –  ser utilizado por adolescentes, adultas jovens e até mesmo por mulheres acima de 40 anos.

Há alguns anos atrás, existia um mito que contraindicava o uso do DIU para adolescentes e mulheres que nunca engravidaram que se justificava pela não capacidade do dispositivo de se adaptar ao útero pequeno dessas mulheres.

Mas, hoje em dia, é consenso entre os médicos que isso realmente não passava de um mito! Os DIU’s atuais são feitos por materiais que se adaptam a qualquer tamanho de útero e essa questão não representa mais um problema.

O DIU, inclusive, é um excelente método contraceptivo para adolescentes, pois evita o problema do esquecimento, tão comum em pílulas anticoncepcionais, e tem longa duração, em média 5 anos.

Independentemente da sua idade, se você não tem ou já teve filhos, se estiver amamentando, se tiver história de aborto espontâneo ou induzido  –  se não houver evidência de infecção –  ou de gravidez ectópica, mas não deseja engravidar em breve, o DIU é um método seguro e adequado para você.

Efeitos colaterais

Como todo método contraceptivo, o DIU pode ter efeitos colaterais. Algumas usuárias relatam sangramentos irregulares e cólicas durante os primeiros meses, mas que de modo geral tendem a regredir com o tempo.

A depender o tipo do DIU, cobre ou hormonal, existem outros efeitos, tais como alteração do fluxo menstrual, que pode ficar mais intenso, no caso do DIU de cobre, ou diminuição do fluxo e da intensidade das menstruações no caso do DIU hormonal.

Os benefícios do DIU à saúde

Agora você se pergunta: além de não precisar de uma idade mínima para colocar um DIU, de ter efeitos colaterais relativamente simples e de ser melhores métodos de contracepção no que diz respeito a segurança e eficiência, existe mais alguma vantagem nesse método?

Sim! O DIU ajuda a proteger contra câncer na membrana que recobre a parede da cavidade uterina  –  câncer de endométrio – ou seja, além de muito eficiente, ele traz benefícios à sua saúde.

Por que procurar um profissional especialista?

Mais importante do que saber qual é a idade mínima para colocar DIU, procurar por um profissional especialista nesse assunto é fundamental para você.

Isso mesmo!

A diversidade de perfis de usuárias do DIU é inquestionável. Mas somente o médico ginecologista pode afirmar se o DIU é um método ideal para você!

Procure um ginecologista que esteja capacitado para avaliar a sua saúde de forma correta e que saiba realizar o procedimento.

Deixe bem claro quais são suas dúvidas e com quais efeitos colaterais você esta disposta a lidar por que somente um ginecologista esta preparado para avaliar essas questões.

Então? Você ainda tem dúvidas de qual a idade mínima para colocar DIU?

Comente abaixo nesse artigo para que eu possa te ajudar.


Compartilhe!